GP da Bélgica
F1 começa sob chuva e tensão, e Bortoleto, em nono lugar, soma mais pontinhos na temporada
Publicado
em
Depois de dois dias sem incidentes, o Grande Prêmio da Bélgica começou sob forte tensão neste domingo. A chuva marcou presença logo na volta de apresentação, forçando a direção de prova a suspender temporariamente a largada por falta de visibilidade. A corrida da Fórmula 3, que antecederia o evento principal, sequer foi realizada devido às más condições climáticas. Com isso, a 13ª etapa da temporada da Fórmula 1 teve início com 1h20 de atraso, com os carros alinhados atrás do safety car.
A disputa começou de fato na quinta volta, ainda com a pista molhada, mas sem chuva. Em poucas curvas, Oscar Piastri ultrapassou Lando Norris e assumiu a liderança, naquela que foi a única alteração relevante em relação ao grid inicial. Charles Leclerc, Max Verstappen, Alexander Albon e George Russell completavam o grupo da frente. Gabriel Bortoleto manteve a décima posição da largada, logo atrás de Liam Lawson e à frente de Esteban Ocon.
Num início marcado por poucas ultrapassagens, Lewis Hamilton, que partira em 18º após um sábado difícil — “um fim de semana para esquecer”, segundo ele —, começou a escalar o pelotão, aproveitando o bom desempenho de sua Ferrari. Na volta 10, já aparecia em 13º lugar.
A movimentação nos boxes começou a partir da volta 12, com os pilotos trocando os pneus de chuva por compostos médios. Com a parada de Piastri, Norris assumiu momentaneamente a liderança, enquanto Verstappen perdeu tempo nos boxes ao tentar atacar Leclerc, o que deu respiro ao monegasco. Na volta seguinte, Piastri reassumiu a ponta da corrida.
Um problema nos boxes da McLaren durante a troca de pneus de Norris permitiu que Piastri abrisse 9s2 de vantagem na volta 15. Hamilton e Nico Hülkenberg aproveitaram as paradas para saltar posições e surgiram em sétimo e nono, respectivamente. O alemão voltou à frente de Bortoleto, que seguia em décimo após a sua parada.
Mais veloz, o brasileiro pediu passagem e ultrapassou Hülkenberg na volta 20, de olho em Lawson. Na metade da prova, Piastri liderava com 8s2 de vantagem sobre Norris, que mantinha 7s8 à frente de Leclerc. Verstappen, Russell, Albon e Hamilton vinham logo atrás.
Com a disputa concentrada no meio do grid, poucas mudanças ocorreram nas posições da frente até a volta 34, quando Hülkenberg fez nova parada e Pierre Gasly assumiu o décimo lugar. À frente dele, Bortoleto se mantinha em nono, mas já 12s8 distante. Lawson, à frente do brasileiro, abriu 3s1 de vantagem.
Nas voltas finais, Norris reduziu a diferença para Piastri para 5s5, enquanto Verstappen voltou a pressionar Leclerc pela terceira posição, chegando a 1s4 do piloto da Ferrari. Mesmo assim, os dois mantiveram suas posições até a bandeirada final. Sem ameaças e também sem poder atacar, Bortoleto cruzou a linha de chegada em nono lugar, garantindo mais dois pontos em sua temporada de estreia pela Sauber.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana com o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, marcando a 14ª etapa antes da pausa de verão. A corrida está marcada para domingo, com largada às 10h (horário de Brasília), entre os dias 1º e 3 de agosto.
