Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Face tira bolsonaristas do ar em todo mundo

Mário Camargo

As contas mundiais no Facebook de bolsonaristas investigados pelo Supremo Tribunal Federal foram bloqueadas neste sábado, 1, segundo informou a direção da plataforma digital. A ordem, do ministro Alexandre de Moraes, foi dada no dia anterior.

A determinação do ministro do STF foi feita dentro do inquérito das fake news, que investiga uma rede de produção de informações falsas e ataques a ministros da Corte. Alexandre de Moraes é o relator do caso.

Moraes havia ordenado que a rede social bloqueasse não só as contas dos investigados no Brasil, mas também aquelas que estivessem visíveis em outros países. Num primeiro momento, o Facebook bloqueou somente as contas vistas criadas no Brasil.

Mas, como o ministro ampliou a multa e intimou o presidente da empresa no Brasil caso as contas não fossem bloqueadas globalmente, houve um recuo estratégico, embora o Facebook tenha deixado claro que recorrerá da decisão.

No último dia 24, o Twitter e o Facebook retiraram do ar contas de 16 apoiadores e aliados de Jair Bolsonaro. São pessoas citadas no inquérito do STF, supostamente relacionadas à disseminação de notícias falsas e ameaças contra autoridades.

Entre os investigados estão Alan dos Santos, blogueiro que publicou fotos desabonadoras contra o Supremo; a ativista Sarah Winter; o empresário Luciano Hanga, dono da Havan; e o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente