Coren-DF
Falsos enfermeiros são presos após nove meses atendendo pacientes graves
Publicado
em
A dupla utilizava diplomas falsos de uma faculdade de Santa Catarina; o caso foi descoberto após denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem.
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na última sexta-feira (20), dois profissionais acusados de atuar ilegalmente como enfermeiros. Luís Felipe Melo e Danielle Videres Dias são suspeitos de utilizar diplomas falsificados para conseguir o registro profissional e trabalhar na área de saúde.
Como o esquema foi descoberto
O caso chegou ao conhecimento das autoridades após denúncias feitas ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF). Fiscais do órgão foram até o local de trabalho da dupla e constataram a irregularidade. Imediatamente, os registros profissionais de ambos foram cancelados.
Atendimento a pacientes graves
Segundo as investigações, os suspeitos trabalharam por nove meses na empresa de home care Onlife. Durante esse período, eles desempenharam funções exclusivas de enfermeiros graduados, chegando a prestar assistência a pacientes em estado de saúde delicado.
Os diplomas apresentados por eles eram supostamente emitidos por uma faculdade de Santa Catarina, mas o documento era falso.
O que dizem os envolvidos
Em depoimento na 5ª Delegacia de Polícia:
Danielle Videres Dias: Afirmou ser vítima de uma denúncia caluniosa.
Luís Felipe Melo: Admitiu que havia uma “pendência” em seu registro, mas negou ter falsificado o diploma.
Consequências criminais
Agora, a dupla responderá pelos crimes de:
Exercício ilegal da profissão;
Falsificação de documento público/particular.