Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Planaltina

Feira da Uva e Vinho vai agitar dois fins de semana

Publicado

Foto/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Começa nesta sexta-feira (30), a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois fins de semana. No local, os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva, espaço que será destinado à fruta, ao vinho, derivados e queijos.

A feira, que conta com a participação de produtores de uva e de vinho da capital e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de derivados, é organizada pela Associação Cresce DF, com apoio da Emater, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).

O evento vai ocorrer em dois fins de semana (dias 30 e 31 deste mês, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h.

“O objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva. Uma produção anual de mais de 270 toneladas mostra a força que Brasília pode ter para o enoturismo e para a viticultura”, afirma o produtor executivo João Paulo de Araújo, da Associação Cresce DF.

De acordo com ele, haverá venda de vinhos fabricados em diversos cantos do país e pelo menos dois artesanais produzidos na capital. A Associação Brasileira de Sommeliers do DF também terá um espaço no evento. Para a presidente da Emater, Denise Fonseca, essa é uma aposta da empresa, que vem investindo em capacitação e incentivando produtores para o cultivo.

“Estamos trabalhando para aumentar a produção de frutas no Distrito Federal. O cultivo de uva é uma das prioridades que tenho colocado para as nossas ações no campo. Queremos viabilizar e fortalecer essa cadeia, que certamente vai ser muito positiva. Essa festa fortalece nossos objetivos”, destaca Denise.

Apesar de a uva ser a principal atração da festa, não será a única. A Emater mobilizou produtores de flores e artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal, que vão estar presentes com seus produtos. A empresa terá também um estande institucional na feira.

Para o secretário de Agricultura, Cândido Telles, a produção de uvas na capital federal está acima da média do país — enquanto o Brasil produz cerca de 19 toneladas da fruta em cada hectare, no DF essa média chega a 22 toneladas. “Acredito na agricultura e no produtor rural. É no campo que está a solução para a economia e o desenvolvimento”, ressalta.

Publicidade
Publicidade