Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Feriadão pede estrada, mas exige muita atenção

Carolina Paiva, Edição

Preocupado com a segurança dos brasilienses que pretendem passar o feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, fora da cidade, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta para os cuidados básicos que os condutores devem ter antes de colocar o veículo na estrada.

O feriado será na segunda-feira (12), também Dia das Crianças, e, por isso, o fluxo de veículos saindo da cidade deve começar a ficar mais intenso a partir desta sexta-feira (9) e, pensando nisso, o Detran-DF faz algumas recomendações essenciais para garantir a segurança das famílias que irão viajar.

Antes de pegar a estrada o motorista deve verificar o estado de conservação dos itens básicos de segurança do veículo:

– Pneus em boas condições e calibragem correta;
– Cintos de segurança funcionando adequadamente;
– Revisão dos sistemas de freios, elétrico e iluminação.

A Diretoria de Policiamento e Fiscalização do Detran ressalta que é muito importante que os condutores obedeçam às sinalizações e às leis de trânsito, pois atitudes como respeitar os limites de velocidade e andar com o farol ligado e baixo nas rodovias, podem evitar acidentes. Além disso, devem estar em dia com os documentos obrigatórios. E, por último, mas não menos importante, não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica enquanto dirige.

Chuva
Com a chegada das chuvas, o Detran orienta os condutores a redobrarem a atenção, pois longos e extensos períodos de estiagem deixam acúmulo de sujeira, fuligem e óleo no asfalto e isso, associado à água, deixam as vias escorregadias. Além do asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o motorista deve reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.

Ao passar em poças, é preciso manter a aceleração contínua em primeira marcha. E, no caso de locais muito alagados, a orientação é esperar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo e não esquecer de usar a seta para indicar mudança de direção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente