Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Férias, acidentes. Nem tudo o que se sonha, é

Carolina Paiva, Edição

Quem sonha com acidente costuma acordar com medo, sem fôlego e com forte sensação de pavor e angústia. No entanto, alguns detalhes precisam ser analisados para se chegar numa interpretação mais adequada. Em primeiro lugar é fundamental que você responda algumas perguntas para que possamos chegar o mais próximo possível do significado de sonhar com acidente.

Responda: O sonho é recorrente e repetitivo ou foi apenas um sonho isolado? Quem eram as pessoas envolvidas no acidente? Eram pessoas conhecidas ou desconhecidas? Qual foi a gravidade do acidente? Houve mortes ou foi apenas um susto? O acidente causou medo e pavor ou você estava calmo e sereno? Quais eram teus sentimentos e emoções perante o acidente e as pessoas envolvidas? Através de qual meio de condução o acidente aconteceu (avião, moto, carro…)?

Devido à infinidade de interpretações possíveis para os sonhos com acidentes, é indispensável conduzir a interpretação de acordo com cada cenário e situação para uma melhor análise e compreensão.

Sendo assim, a melhor maneira é você resgatar o máximo de detalhes deste sonho. Pegue uma folha ou caderno, sente-se e comece a refletir sobre o conteúdo do seu sonho com acidente. Responda as perguntas feitas anteriormente e anote suas respostas em uma folha. Em seguida, comece a fazer conexões com seu estado mental atual e as pessoas e situações envolvidas no sonho. Seja minucioso, compare cada acontecimento com sua vida de vigília e, a cada reflexão, faça sua anotação correspondente.

Ao final dessa autoanalise, certamente você terá uma ampla percepção da origem deste sonho. Geralmente ele é de origem psicológica e possui forte conexão com fatores existenciais da vida desperta.

Acidente de carro – Como dito na introdução, a análise de um sonho envolvendo acidentes depende dos detalhes para uma interpretação mais precisa. No entanto, de modo geral os carros estão ligados a medos e preocupações associadas com o conforto na vida de vigília. Desse modo, o acidente simboliza sua reação emocional ao sair da zona de conforto e os eventos causados por essa mudança de rotina e padrão de vida.

Isso pode indicar um apego excessivo e, também, desnecessário com pessoas, hábitos ou rotinas específicas. Portanto, não há o que temer, saiba que tudo tem um propósito e uma nova realidade pode começar a se desdobrar em sua vida. Apenas esteja receptivo com as mudanças.

A maioria dos acidentes nos sonhos são formados por motocicletas. Mais uma vez, a origem deste sonho depende de muitos detalhes, se você respondeu às perguntas da introdução, certamente estará mais apto a compreender o simbolismo deste sonho.

Mas, de maneira geral, o acidente de moto também possui suas origens em processos psicológicos envolvendo algum tipo de insegurança, medo ou preocupação da vida desperta. Além disso, as motos costumam surgir na vida onírica quando algumas pessoas despertam em nós algum tipo de sentimento negativo.

Acidente de avião – Acidentes e quedas de avião estão normalmente ligados a uma vida tumultuada emocionalmente. Uma vida desalinhada com objetivos mais elevados pode, facilmente, desencadear sonhos trágicos e assustadores envolvendo acidentes de aviões. Também pode indicar a submissão e incapacidade de se impor perante as pessoas. Seja como for, este sonho tem origem em tempestades emocionais que fogem do seu controle e você passa a desejar ardentemente um evento que possa mudar o rumo das coisas em sua vida. Daí a origem mais comum dos acidentes de avião nos sonhos.

Acidente de ônibus – O ônibus simboliza a coletividade e os acontecimentos e experiências em conjunto. Isso sugere que você pode estar alimentando conflitos emocionais por pura influência externa do ambiente em que vive.

Acidente de caminhão – A maioria dos sonhos com acidentes indicam algum tipo de desajuste emocional. No entanto, os acidentes de caminhões revelam bloqueios emocionais mais profundos. No hinduísmo isso é chamado de Samskara, que seria um “carimbo emocional” originado de alguma experiência traumática da vida desperta, ou mesmo de outras vidas.

Desse ponto de vista, todos nós carregamos sentimentos e emoções que se repetem num ciclo sem fim. Portanto, sonhar com acidente de caminhão indica a necessidade de perceber a verdadeira origem de suas emoções, ao invés de atribuir tudo que lhe acontece aos outros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente