Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Sorriso

Ferramenta da natureza ajuda humanidade a sobreviver

Publicado

Foto/Imagem:
Svetiana Ekimenko/Via Sputniknews - Foto Reprodução

O riso pode ser a ferramenta que a natureza deu à humanidade para ajudá-la a sobreviver enquanto viaja ao longo do caminho evolutivo, afirma um novo estudo. Essa característica do comportamento humano que precede o desenvolvimento da linguagem (crianças a partir dos três meses de idade são capazes de rir) oferece uma série de benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e econômicos. O humor sempre foi uma maneira de ajudar as pessoas a lidar com o estresse e a ansiedade, impulsionando emoções positivas enquanto mitiga a “intensidade percebida de eventos negativos da vida”.

A pesquisa examinou várias teorias existentes para descobrir o que torna algo engraçado o suficiente para fazer as pessoas rirem. Carlo Valerio Bellieni, professor de pediatria da Universidade de Siena, na Itália, analisou mais de 150 artigos que identificaram vários aspectos importantes das condições que fazem os humanos rirem.

De acordo com o estudo, ‘Risos: um sinal de alarme cessado em direção a uma incongruência percebida entre vida e rigidez’, o riso possivelmente foi preservado pela seleção natural ao longo dos milênios para ajudar os humanos a sobreviver.

O professor examinou teorias de humor que forneceram informações significativas sobre três áreas: as características físicas do riso, os centros cerebrais relacionados à produção do riso e os benefícios do riso para a saúde.

Ao organizar todas as teorias em áreas específicas, o estudo condensou o processo real do riso em três etapas principais: “perplexidade, resolução e um potencial sinal de clareza”.

O riso é descrito por Bellieni como um processo de três etapas. Primeiro, a situação que parece “estranha” pode desencadear uma sensação de incongruência. Em segundo lugar, o “stress” da situação incongruente que foi provocada deve ser superado, ou resolvido. E, finalmente, a liberação real do riso funciona como um sinal para alertar os outros espectadores de que eles estão “seguros”.

Assim, afirmou o professor, o riso poderia ter sido usado por pessoas por milênios para mostrar aos outros que uma resposta de “luta ou fuga” não é necessária, pois não há “ameaça”. O riso é importante para a fisiologia do corpo humano , acrescentou Bellieni.

Como derramar lágrimas, o riso funciona como um “mecanismo de liberação” para o corpo, pois os centros cerebrais que regulam esse comportamento são aqueles que controlam emoções, medos e ansiedade. Assim, o riso alivia a tensão e inunda o corpo de alívio.

Isso explica por que o humor sempre foi indispensável em ambientes hospitalares para ajudar os pacientes a se curarem. O riso induzido pelo humor também pode melhorar a pressão arterial e a imunidade. O riso diminui o risco de problemas cardiovasculares, derrames e ataques cardíacos, pois é benéfico para os vasos sanguíneos. Afeta o endotélio, uma membrana fina que reveste os vasos sanguíneos. Quando rimos, nosso fluxo sanguíneo aumenta e a pressão sanguínea aumenta e esse efeito dura 24 horas.

Publicidade
Publicidade