Curta nossa página


Festival de Parintins chega ao fim discutindo diversidade religiosa

Publicado

Autor/Imagem:


Terminou neste domingo (28) o Festival Folclórico de Parintins. Segundo estimativa do governo do estado do Amazonas, mais de 60 mil turistas do Brasil e do exterior e estrangeiros visitaram a ilha Tupinabarana neste fim de semana.

O Boi Garantido será o primeiro a entrar na arena do Bumbódromo. Nesse terceiro ato do espetáculo, a agremiação falará da vida na floresta, destacando figuras típicas regionais, entre elas os coletores da Amazônia, que buscam na natureza a forma de sustento.

Sem chuva, o Caprichoso foi o primeiro boi a se apresentar no sábado. O espetáculo foi marcado pela religiosidade, com homenagens à Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

Ao som de “Nossa Senhora”, música de Roberto Carlos, Davi Assayag, levantador de toadas do Caprichoso, emocionou a arquibancada. “Foi uma noite especial”, afirmou o cantor.

Segundo o presidente da agremiação, Joilto Azedo, o Caprichoso fez uma grande apresentação. “Apesar de alguns problemas da natureza, temos um boi para ser campeão.”

O problema foi a chuva forte de sexta-feira (26) em Parintins, durante a apresentação do boi azul. A água comprometeu o show, que precisou de modificações em cima da hora.

A Associação Folclórica Caprichoso chegou a pedir a anulação da primeira noite, mas, em nota, a Secretaria de Cultura do estado adiantou que a pontuação da primeira noite será contabilizada.
O Garantido também trouxe para a arena pitadas de religiosidade ao falar de São José, considerado o padroeiro dos pescadores e dos moradores da Baixada de São José, onde o boi vermelho foi criado.

Presidente do Garantido, Adelson Albuquerque disse que a noite “foi contagiante” e com um espetáculo maravilhoso para o folclore do estado.

Mesmo com todo o cansaço do fim do espetáculo, Israel Paulain, levantador de toadas do boi vermelho, deixou a arena de alma lavada. “O Garantido é minha sina, minha vida. Tenho mais de 20 anos dedicados ao boi. São 14 anos como apresentador dessa verdadeira identidade de Parintins, da Baixa de São José”, acrescentou.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.