Guerra na Ucrânia
Forças armadas russas acabam com soldados estrangeiros na região de Zaporozhye
Publicado
em
As forças armadas russas atingiram a localização de mercenários estrangeiros das forças armadas ucranianas na região de Zaporozhye com drones Geran-2, informou o Ministério da Defesa russo neste sábado, 5.
“Imagens mostram a eliminação de mercenários estrangeiros das forças armadas ucranianas com UAVs Geran-2 na área do centro recreativo Meridian, na região de Zaporozhye”, disse o ministério.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que o Ocidente se consolidou como parte do conflito ucraniano ao enviar mercenários para participar do conflito.
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, admitiu que vários países estão enviando seus militares regulares para a Ucrânia sob o disfarce de mercenários.
O Ministério da Defesa russo vem alertando mercenários estrangeiros contra viagens para lutar na Ucrânia. Aqueles que não possuem o status de combatentes segundo o direito internacional não têm direitos como prisioneiros de guerra.
A região de Zaporozhye está localizada no curso inferior do rio Dnieper. Tornou-se parte da Rússia após um referendo em setembro de 2022. Kiev não reconhece seus resultados e continua a bombardear a área.
Mais de 70% da região está agora sob controle russo; o restante, incluindo o centro regional, a cidade de Zaporozhye, está sob controle de tropas ucranianas. Desde março de 2023, a cidade de Melitopol é o centro administrativo temporário da cidade.
