Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Fóssil gigante da Tanzânia preenche vácuo sobre a vida dos dinossauros



Um fóssil encontrado na Tanzânia permitiu a descoberta de uma nova espécie de dinossauro herbívoro gigante, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira.

Ossos do animal, batizado de Rukwatitan bisepultus, foram encontrados na região de Rukwa, no sudoeste da Tanzânia.

O herbívoro, com o peso de vários elefantes, tinha patas dianteiras de cerca de dois metros de altura, segundo o Journal of Vertebrate Paleontology.

Mas o Rukwatitan é menor que seu primo Dreadnoughtus, descoberto na semana passada na Argentina. O esqueleto deste dinossauro, que deveria pesar cerca de 60 toneladas, é o mais completo já descoberto entre os dinossauros herbívoros gigantes, conhecidos como titanossauros.

O Rukwatitan bisepultus viveu há 100 milhões de anos.

Os cientistas já descobriram cerca de 30 fósseis de titanossauros, principalmente na América Latina, mas apenas três na África.

“O que sabemos da evolução dos titanossauros vem, principalmente, dos numerosos achados na América Latina, um continente que se separou da África durante a primeira metade do cretáceo superior”, explicou Eric Gorscak, biólogo da Universidade de Ohio.

“Com a descoberta do Rukwatitan e o estudo do vizinho Malawi começamos a preencher um vácuo importante.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente