Curta nossa página


Tempestades congelantes

Frio transforma EUA em cubo de gelo que afeta 230 milhões de pessoas

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição - Foto Reprodução/MSN Daily

Mais de 230 milhões de pessoas estão sob ameaça de tempestades de inverno, com neve, granizo e chuva congelante começando a se deslocar pelas áreas afetadas — com previsão de condições perigosas em 35 estados . Dezenove estados e Washington, D.C., declararam situação de emergência, e pelo menos 10 estados acionaram suas Guardas Nacionais à medida que o extenso sistema meteorológico começou a se deslocar pelo continente.

Entre os estados em situação de emergência estão Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Alabama, Delaware, Geórgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Nova Jersey, Nova Iorque, Indiana, Texas e Virgínia Ocidental.

“Esta é a maior tempestade que vimos impactar o maior número de estados com uma população tão grande em possivelmente décadas”, disse a secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, em uma coletiva de imprensa.

Autoridades da FEMA disseram que possuem diversos centros de distribuição no sul e leste do país, abastecidos com mais de 7 milhões de refeições, mais de 3 milhões de litros de água, mais de 650 mil cobertores e mais de 180 geradores.

Os meteorologistas também alertaram para temperaturas congelantes, ventos fortes e sensação térmica perigosamente baixa. Áreas no centro da tempestade, incluindo partes do Kentucky e da Virgínia, podem receber até 60 centímetros de neve entre sábado e segunda-feira.

Grandes cidades, incluindo Nova York , Boston e Oklahoma City, podem receber entre 30 e 45 centímetros de neve. As faixas externas da tempestade podem trazer entre 2,5 e 15 centímetros para grandes áreas do país.

O prefeito da cidade de Nova York, Zohran Mamdani, disse que a previsão era de que a cidade enfrentaria as temperaturas mais baixas e prolongadas dos últimos oito anos.

A região sul do país deverá registrar acúmulo de gelo e neve. Autoridades alertaram que o acúmulo de gelo pode ser mais perigoso do que a neve . O peso do gelo sobre as linhas de energia aumenta a probabilidade de interrupções no fornecimento. Além disso, o gelo é mais difícil de remover do que a neve e pode criar condições perigosas para dirigir.

“Quando a camada de gelo sobre esses cabos ultrapassa cerca de meio centímetro, eles começam a ceder e falhar ou, mais provavelmente, a vegetação acima deles, as árvores, caem sobre os cabos, o que pode causar um número maior de interrupções no fornecimento de energia”, disse Thomas Overbye, professor de engenharia elétrica e de computação da Universidade Texas A&M.

A previsão é de acúmulo de gelo de até 2,5 cm em algumas áreas do sul dos Estados Unidos. Partes do Texas, Geórgia, Arkansas, Mississippi, Alabama e Tennessee podem registrar até 1,9 cm de gelo. Áreas próximas às faixas externas da tempestade devem acumular até 1,3 cm de gelo.

No sábado, a chuva congelante já cobria as estradas do Texas e do Alabama, e os carros no Mississippi. Quase 200 funcionários de empresas de serviços públicos da Flórida estavam na Geórgia e na Carolina do Sul, preparados para o que estava por vir.

O Tennessee também começou a ser atingido por neve e gelo, com os meteorologistas prevendo até 15 centímetros de neve devido à tempestade, mais do que a quantidade esperada para uma temporada inteira em apenas um dia.

A mensagem clara dos líderes estaduais aos moradores foi: fiquem em casa e não dirijam, mas dezenas de motoristas já saíram das estradas.

Os responsáveis ​​pelo transporte na cidade de Nashville têm apenas 45 limpa-neves para limpar centenas de quilômetros de ruas. Mas, quando a tempestade passar de neve para chuva congelada, os limpa-neves podem não ser suficientes.

Na noite de sábado, condições de gelo começaram a se acumular em Tupelo, Mississippi, com uma camada de gelo cobrindo a cidade.

“Impactos catastróficos são esperados onde os volumes de chuva congelante ultrapassarem meia polegada, com totais acima de uma polegada possíveis em partes do norte da Louisiana, centro e norte do Mississippi, sul do Tennessee e sul dos Montes Apalaches”, afirma o Serviço Nacional de Meteorologia.

As temperaturas congelantes estão agravando os efeitos da tempestade. A neve que derrete pode se transformar rapidamente em gelo. A sensação térmica causada pelo vento está fazendo com que os termômetros marquem valores negativos rapidamente.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.