Curta nossa página


Alma lavada

Gabigol livre da ação de fraude em exame antidoping

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja - Foto de Arquivo

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi inocentado nesta sexta-feira (4) da acusação de tentativa de fraude em exame antidoping. A decisão foi proferida pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), que, por maioria de votos (5 a 4), anulou a punição de dois anos de suspensão imposta em primeira instância.

Gabigol havia sido suspenso em abril deste ano sob a acusação de dificultar a realização de um exame surpresa realizado na sede do Flamengo, em setembro de 2023. Na ocasião, o jogador teria demorado a colaborar com os oficiais responsáveis pela coleta de urina, gerando suspeitas sobre possível tentativa de fraude.

A defesa do jogador, no entanto, sustentou que não houve má-fé, tampouco qualquer manipulação de amostras, ressaltando que o atleta testou negativo para substâncias proibidas no referido exame. Os advogados também apontaram falhas processuais e ausência de provas contundentes sobre a suposta tentativa de burlar o procedimento.

Com a absolvição, Gabigol está liberado para retornar aos gramados imediatamente. A decisão representa uma reviravolta no caso que se arrastava há meses e gerava incerteza sobre o futuro do camisa 99 do Flamengo.

Nas redes sociais, o jogador comemorou: “Sempre confiei na verdade e na justiça. Agora é seguir em frente, com foco total no Flamengo e na torcida que sempre me apoiou.”

O Flamengo, que manteve postura discreta ao longo do processo, também celebrou o desfecho favorável. Em nota oficial, o clube reafirmou sua confiança no atleta e disse que “a justiça foi feita”.

A decisão do TJD-AD ainda cabe recurso por parte da Procuradoria, mas, neste momento, Gabigol volta a ser opção imediata para o técnico Tite, o que pode representar um importante reforço na fase decisiva da temporada.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.