Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Setor central

Gama ganha mais uma área com estrutura para lazer

Publicado

Foto/Imagem:
Rafael Secunho/Via Agência Brasília - Foto Joel Rodrigues

Uma bela área de lazer e infraestrutura dão um ar de modernidade ao Setor Central do Gama. Por meio de uma parceria firmada com o Governo do Distrito Federal (GDF) no programa Adote uma Praça, uma construtora entregou, neste sábado (22), um espaço totalmente urbanizado na Quadra 3 da região administrativa. Integrantes do governo participaram da inauguração da primeira parte do espaço, que custará um total de R$ 2 milhões financiados pela empresa.

A área circunda um edifício recém-construído e representa qualidade de vida para os moradores da região: ciclovia, parquinho, estacionamento amplo, parcão (para pets), quadra poliesportiva e acessibilidade. Uma quadra poliesportiva está em construção. Até mesmo duas paradas de ônibus foram erguidas pelo ‘adotante’, no caso a empreendedora. Um cuidado com a cidade do Gama, lembra o secretário de Governo, José Humberto Pires. A cidade está recebendo outras 20 melhorias por meio do projeto.

“O Adote uma Praça é um projeto vencedor. Estamos com quase 300 propostas analisadas e aprovadas em todo o DF. E cerca de 150 equipamentos já entregues ou em fase final de construção”, aponta o secretário. “Aqui no Gama, além desse aqui, outros dez já foram inaugurados, e já já teremos a qualificação também na área do hospital. É uma política interessante que soma os esforços do governo com empresários e traz qualidade de vida para todos”, emenda José Humberto.

Residente no Gama desde que nasceu, o servidor público Daniel de Brito, 34 anos, se muda em breve para o bairro com a esposa Rayse, 31 anos, e o pequeno Lincoln, de 1 ano de idade.

Ele confessa que não esperava tamanha estrutura ao lado de sua residência. “A região central aqui vem crescendo bastante e resolvemos comprar aqui. E ficou muito bacana, muitas vagas pra estacionar, ciclovia, parquinho para o nosso bebê”, observa. “Gostamos muito do que vimos aqui e, em dezembro, estamos vindo definitivamente para cá”, diz o rapaz.

Segundo a administradora Joseane Feitosa, o Gama está em pleno crescimento. Ela disse ser uma satisfação saber que é a cidade com mais praças recuperadas. “Ganhamos aqui na Quadra 3 o nosso primeiro parcão para os animais. E essa urbanização significa conforto e lazer para a nossa população”, ressalta.

Lançado em 2019, o Adote Uma Praça tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores da capital para a manutenção e a recuperação de praças, jardins, espaços esportivos, rotatórias, monumentos, pontos turísticos, entre outros equipamentos públicos.

Até o momento, são 277 propostas de adoção recebidas para renovar espaços em 24 regiões administrativas. A adesão pode partir de empresas, com reformas em áreas próximas a empreendimentos – desde que não utilizem o espaço para promoção publicitária –, ou pessoas físicas. Cada iniciativa é analisada pela Secretaria de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe) e as administrações regionais.

“O programa foi muito bem absorvido pela população do DF e são espaços públicos recuperados por todos os cantos. E conseguimos, também, que a população se tornasse partícipe desse processo ao ajudar a manter e a sugerir melhorias nessas cidades. Ela também ganha muito com tudo isso”, finaliza o secretário de Projetos Especiais, Roberto de Andrade.

Publicidade
Publicidade