Curta nossa página


Contradições da vida

Gene que protege contra Covid aumenta risco de outras doenças

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja - Foto Reprodução

Uma variação do gene ERAP2, que era mais provável de ser transmitida por sobreviventes da Peste Negra, parece estar ajudando as pessoas a lidar com doenças respiratórias como a Covid. Os genes que ajudaram as pessoas a sobreviver à epidemia de peste medieval conhecida como Peste Negra parecem estar ajudando os humanos a lutar contra infecções hoje, de acordo com um novo estudo publicado esta semana.

A pesquisa, liderada por cientistas da Universidade de Bristol em colaboração com seus colegas de várias outras universidades britânicas, como o Imperial College London, focou em variantes específicas, ou alelos, do gene ERAP2.
Estudos anteriores revelaram que as pessoas que possuíam esses alelos tinham melhores chances de sobreviver à pandemia de peste mencionada em comparação com aqueles que não os possuíam, disse um comunicado de imprensa da Universidade de Bristol.

O novo estudo sugere que esses mesmos alelos continuam a oferecer proteção aos humanos contra a peste bubônica e outras infecções, como o COVID-19.

“Esse gene essencialmente corta proteínas para o sistema imunológico”, disse o Dr. Fergus Hamilton, principal autor do estudo. Ele apontou, no entanto, que parece haver uma espécie de compensação e que esses genes aparentemente tornam as pessoas mais suscetíveis a outras doenças.

“Embora não conheçamos o mecanismo exato que influencia o risco de doença, portadores de alelos que fornecem mais proteção contra doenças respiratórias parecem ter um risco aumentado de doença autoimune”, refletiu Hamilton. “É potencialmente um ótimo exemplo de um fenômeno denominado ‘ seleção de equilíbrio’ – onde o mesmo alelo tem um efeito diferente em diferentes doenças.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.