Curta nossa página


Rússia e Irã

Generais definem acordos para cooperação total em segurança

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, reuniu-se com seu homólogo iraniano, Ali Ahmadian, em Moscou, nesta quarta-feira, 24, para debaterem tratados de segurança e cooperação militar, além da crise provocada com as guerras Rússia-Ucrânia e Hamas-Israel.

“Foi discutida uma ampla gama de cooperação em segurança russo-iraniana. A ênfase estava na interação dos conselhos de segurança, agências de aplicação da lei e serviços de inteligência dos dois países. Foi dada especial atenção à luta contra o terrorismo, questões de segurança da informação, problemas de garantir a segurança económica da Rússia e do Irã no contexto da pressão de sanções dos países ocidentais, bem como de combater as tentativas de interferir nos assuntos internos dos estados soberanos”, afirmou o conselho de segurança num comunicado.

As partes sublinharam também que as relações entre a Rússia e o Irão continuam a fortalecer-se e a atingir um novo nível em todas as áreas.

“O desenvolvimento de um novo acordo bilateral abrangente de longo prazo foi abordado. Foi enfatizado que a conclusão deste documento fundamental dará um impulso poderoso à expansão adicional da cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas”, diz o comunicado, numa referência a um pacto de não agressão e defesa mútuas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.