Curta nossa página


Autoridades em conflito

Gilmar aplaude lei do abuso e vê Lula injustiçado

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu

O ministro Gilmar Mendes, do STF, defendeu a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que define abuso de autoridade e estabelece punições para excessos cometidos por procuradores, promotores e juízes. Foi o que ele disse em entrevista ao Estadão.

“Nós temos de encerrar esse ciclo de ficar na busca de heróis. Eles são apresentados por vocês (mídia) como tal e eles passam a acreditar nisso. Depois, coitados, passam a ter um grande problema de depressão, obviamente antes de desaparecerem por completo”, afirmou.

Gilmar defendeu a condução que propôs para a sessão da última terça-feira da Segunda Turma do STF, em que sugeriu que fosse discutida a possibilidade de se colocar Lula em liberdade até o julgamento do mérito do habeas corpus apresentado por sua defesa pedindo a suspeição de Moro.

“Como está todo mundo operando sobre conjecturas, cria uma lenda urbana. É algo técnico – temos um réu preso, há mais de 400 dias, que está pedindo um habeas corpus. Na minha perspectiva, entendi que havia plausibilidade jurídica. É algo muito singelo.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.