Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Governo reforça ações para reduzir acidentes

Carolina Paiva com Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha abriu nesta quinta, 8, em Brasília, um evento promovido em parceria com a ONU, para debater técnicas e estratégias para a segurança na mobilização urbana. para discutir sobre práticas e estratégias que melhorem a segurança viária. O encontro reúne autoridades de toda a a América Latina.

Falando aos aryicipantes do evento, Ibaneis destacou que a questão da segurança viária e da vida das pessoas vai ao encontro da frase ‘No trânsito o que mais importa é a vida’”. Ele destacou ações para a segurança nas vias e dos pedestres. “Brasília se tornou referência nacional no que diz respeito à passagem nas faixas de trânsito. Vamos pintar e iluminar todas as faixas dessa cidade e entrar com uma grande campanha para valorizar a vida das pessoas no trânsito”, acrescentou,

“A ONU acredita que a segurança viária deve ser um tema prático, com ações que efetivamente melhorem a vida das pessoas. Afinal, estamos falando de mortes no trânsito. Esses elementos podem ser corrigidos e, nesses aspectos, as lideranças políticas podem fazer a diferença”, observou Deisi Kusztra, da Unitar. Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, é crucial fazer intervenções buscando a segurança das pessoas nas ruas. “No Brasil, a cada uma hora nós temos cinco mortes no trânsito. É um problema sério e de saúde”, lembrou.

A peculiaridade das vias de Brasília, no que diz respeito às rodovias que cruzam a cidade, foi levantada no debate pelo secretário de Relações Internacionais, Pedro Luiz Rodrigues. “Brasília é uma cidade de estradas. Você convive num sistema viário que se mistura na malha urbana. Há sempre a necessidade de as pistas estarem em condições excelentes e com boa sinalização. Posso dizer que o governo recebeu o sistema viário em frangalhos e, com muita alegria, temos visto as máquinas trabalhando”, disse.

Números do DF
Dados preliminares relativos ao primeiro semestre de 2019 apontam queda de 14,2% no número de mortes no trânsito no DF em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, o DF registrou 144 vítimas fatais em acidentes de trânsito. No mesmo período de 2018 foram 168.

O mês de junho registrou 22 mortes no trânsito. Foi o segundo menor número para o mês desde 2000, quando teve início o levantamento, ficando atrás apenas de junho de 2018 quando ocorreram 21 mortes.

O levantamento do Detran-DF indica que, no primeiro semestre deste ano dez ciclistas morreram em acidentes de trânsito. Em comparação com o ano anterior, quando ocorreram 13 mortes, houve redução de 23%.

Programas
Dentro do GDF, programas como o Brasília Vida Segura e o Maio Amarelo constam como ações para melhorar a segurança viária. Durante o mês de maio, por exemplo, foram promovidas mais de 100 atividades de educação e fiscalização de trânsito.

No que diz respeito ao reforço da sinalização, mais de duas mil placas foram instaladas e mais de 1.200 faixas de pedestre recuperadas.

Tempo de ação
Além das campanhas e programas, o governo local trabalha com obras para dar conforto e segurança aos motoristas e pedestres. Em 2019, foi feita a revitalização de sinalização da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com a renovação da pintura das faixas de rolamento da pista expressa e marginais da rodovia; a revitalização da pista sobre a ponte da Barragem do Paranoá, com o recapeamento asfáltico de 630 metros em toda a extensão da pista, sinalização e limpeza de dutos de água; a construção da calçada e parada de ônibus na Pestalozzi (em parceria com o DFTrans); e a construção de um balão de acesso à Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

O governo também concluiu a reconstrução do pavimento sobre o viaduto da Galeria dos Estados, iniciado em 2018. Além dessas obras concluídas, estão em andamento a revitalização do Eixão, a restauração e manutenção de 56 passarelas aéreas; a restauração do pavimento asfáltico da DF-087; e a construção de três passarelas na BR-020.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente