Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Graça e sofisticação na hora do revestimento

Carolina Paiva, Edição

Colorido e com vários desenhos ou mosaicos, o ladrilho hidráulico é um revestimento que leva graça e sofisticação para qualquer ambiente. Ele pode ser usado no piso ou nas paredes e, para melhor conservação, é preciso que a limpeza seja feita com cuidados específicos. Confira algumas dicas:

Os ladrilhos são feitos artesanalmente e consistem na mistura de areia, cimento, pó de mármore e corantes pigmentados. “O produto é resistente à abrasão e ao desgaste. É super durável, mas, como todo concreto, é poroso”, explica Cezar Nadai, diretor da marca de ladrilhos Adamá.

Por conta da porosidade, é necessário impermeabilizar a peça, pois a água é o principal transporte de sujeiras. Na limpeza, o certo é usar apenas água e sabão neutro. “Se estiver com a sujeira muito impregnada, pode ser necessário chamar uma empresa de tratamento mais especializada”, comenta Cezar.

Para os ladrilhos nas paredes, o indicado é usar panos ou esponjas (exceto as de aço). Já no chão, pode ser utilizado qualquer tipo de vassoura ou escovinha. Esfregar está liberado!

De acordo com Cezar, produtos de limpeza que possuem ácido muriático – também chamado de ácido clorídrico – são prejudiciais aos ladrilhos. “É como se fosse um veneno para todo cimentício, pois o ácido corrói a superfície, abrindo a porosidade. Isso prejudica a camada de tintura”, ele informa.

Se cair alguma bebida ou substância líquida que possa manchar a peça, realize a limpeza imediata. “O produto tem uma característica natural de envelhecer. O que não pode é deixar a sujeira encardida, o que pode provocar a necessidade de uma restauração”, afirma Cezar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente