Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Hacker invade sistema do Itamaraty e expõe dados

Foto/Arquivo Notibras


O sistema de comunicação interna do Itamaraty, com informações sigilosas e criptografadas, foi alvo de um ataque de hackers na madrugada de segunda para terça-feira. Dados reservados – como ação e localização do corpo diplomático – podem ter sido copiados.

A extensão do dano está sendo verificada pela Divisão de Informática do Ministério das Relações Exteriores. Além do sistema, os hackers conseguiram também invadir as contas de e-mails de servidores do ministério, que se concentra em apurar se houve e qual a extensão de um possível vazamento de informações.

Nesta segunda (26), o sistema de e-mails foi tirado do ar momentaneamente para realizar uma manutenção, incluindo a troca de senha dos servidores de Brasília e das embaixadas no exterior. O sistema já foi religado e deve voltar à normalidade até o início da noite.

O ministério, no entanto, ainda não sabe dizer quais setores foram mais afetados pelo ataque. O potencial de vítimas inclui diplomatas brasileiros em todo o mundo e oficiais de chancelaria e funcionários locais das embaixadas.

O Itamaraty também pediu investigação da Polícia Federal (PF) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para identificar a origem e os autores do ataque virtual. O GSI informou que não vai se manifestar sobre o assunto. Já a assessoria da PF disse que ainda não tem informações sobre o ataque cibernético.

As primeiras informações dão conta de que os ataques utilizaram um método conhecido como “phishing”, muito usado por hackers. Eles enviam e-mails falsos com conteúdos aparentemente verdadeiros. A pessoa clica e o programa rouba informações do computador.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente