Curta nossa página


Vez do frevo

Homem da Meia Noite abre Carnaval de Olinda

Publicado

Autor/Imagem:
Eliane Costa, Especial para Notibras

Agora é oficial. O Carnaval de Olinda começou na noite desta quinta, 20, e se estende até a saída do Bacalhau do Batata. Isso será quando a folia geral der sinais de que estará chegando ao fim, bem depois de os tambores e clarins silenciarem e os foliões cessarem os passos com pernas já bambas. E para marcar a chegada do Rei Momo, ninguém melhor do que o Homem da Meia-Noite, que desfilou da sede da prefeitura à Praça do Carmo, ao som de muito frevo.

Alceu Valença também marcou presença. E os pernambucanos (turistas inclusive) deram corpo volumoso e voz à Cocada, bloco que arrasta milhares de pessoas no sobe e desce de ladeiras da centenária cidade pernambucana. E ainda teve o  Grêmio Musical Henrique Dias e o Marrom Brasileiro. Quando a madrugada ia alta, os passistas, exaustos, começaram a se dissipar.

Choveu muito. E foi com receio da chuva, que o público chegou aos poucos. E ao longo do Carnaval, é o que prevê a Seretaria de Cultura de Olinda, a cidade deve receber em torno de 4 milhões de carnavalescos. Vem gente de todo lado. Como Dayane Balieiro, de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, pela segunda vez no carnaval de Olinda.

“Preferi voltar, porque vi aqui um carnaval muito diferente do que se fala em relação aos outros carnavais do Brasil. Aqui, podemos brincar mais tranquilas, com menos clima de pegação”, disse Dayane, que desta vez veio junto com outros dois amigos e tem mais seis de Brasília, Belém e do Rio de Janeiro para chegar.

Já Amanda Alves trouxe a turma toda de Brasília. “É o terceiro ano que venho e gostamos muito de brincar na rua, indo atrás das orquestras”, afirmou. Por sua vez, acostumada com o carnaval de Olinda, dona Maria do Bom Parto não perde a oportunidade de dançar o coco. Ela gastou o chão ao som d’A Cocada. “A gente tem que aproveitar mesmo e dançar para mostrar a nossa cultura, para a nossa cultura não acabar”, disse, quase sem ar ao dar uma pausa na dança.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.