Curta nossa página


Mas continua redonda

Homem tirou tanta água subterrânea que moveu o polo da Terra

Publicado

Autor/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um novo estudo descobriu o quanto o bombeamento de águas subterrâneas afeta o planeta: literalmente faz com que os pólos se movam. O estudo, publicado recentemente no Geophysical Research Letters, descobriu que os poços que exploram os aquíferos subterrâneos redistribuíram o suficiente da massa da Terra para afetar sua rotação.

Entre 1993 e 2010, os humanos bombearam cerca de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea, o equivalente a elevar o nível do oceano em 6 milímetros. Isso fez com que os pólos do planeta se deslocassem cerca de 80 centímetros para o leste, aproximadamente na direção de Novaya Zemlya, na Rússia.

Os cientistas já haviam descoberto em 2016 que o movimento polar era afetado pela forma como a água é armazenada no planeta. No entanto, seu impacto não foi quantificado diretamente.

“O pólo rotacional da Terra realmente muda muito”, disse o geofísico Ki-Weon Seo, da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, em um comunicado à imprensa . “Nosso estudo mostra que, entre as causas relacionadas ao clima, a redistribuição das águas subterrâneas realmente tem o maior impacto na deriva do polo rotacional”.

“Observar mudanças no pólo rotacional da Terra é útil para entender as variações de armazenamento de água em escala continental”, disse Seo. “Os dados de movimento polar estão disponíveis desde o final do século 19. Portanto, podemos potencialmente usar esses dados para entender as variações de armazenamento de água continental durante os últimos 100 anos. Houve alguma mudança no regime hidrológico resultante do aquecimento climático? O movimento polar poderia segure a resposta”.

Outros eventos também podem fazer com que o pólo do planeta mude de localização, incluindo terremotos poderosos e grandes ataques de meteoros, os quais alteram a forma da crosta terrestre. A cada ano, o pólo se desloca vários metros.

Os cientistas isolaram o bombeamento de águas subterrâneas como a causa, executando diferentes modelos que incluíam diferentes fenômenos, e só chegaram a uma solução quando as águas subterrâneas foram contabilizadas.

“Estou muito feliz por encontrar a causa inexplicável do desvio do pólo de rotação”, acrescentou. “Por outro lado, como residente da Terra e pai, estou preocupado e surpreso ao ver que o bombeamento de águas subterrâneas é outra fonte de aumento do nível do mar.”

As mudanças climáticas também estão afetando isso. À medida que o planeta esquenta e cada vez mais gelo polar e glacial derrete, muda onde essa água é distribuída no planeta e faz com que o nível do mar suba.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.