Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Hora de empoderar as mulheres do campo

Carolina Paiva, Edição

A Emater eu início a uma série de dois encontros preparatórios para o VII Encontro Distrital de Mulheres da Agricultura Familiar, a ser realizado em fevereiro. O evento foi aberto pela presidente da instituição Denise Fonseca, com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha, a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, e a secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O Encontro de Mulheres da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Emater-DF para organizar e empoderar as agricultoras, com o objetivo de buscar mais oportunidades e dar mais qualidade de vida às trabalhadoras rurais. Nesse evento as mulheres participam de atividades técnicas, educativas, culturais e de lazer, trocam conhecimento e experiências de autonomia e empreendedorismo, ações de saúde, bem-estar, integração e fortalecimento da autoestima.

“Eu digo sempre que competência não tem gênero. Homens e mulheres podem desempenhar as mesmas funções com a mesma competência, qualidade e empenho. Não queremos favor. Queremos trabalho e respeito pelo que fazemos e principalmente pelo que nós, mulheres, podemos fazer. Nós queremos oportunidades e respeito”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, lembrando que ela é a primeira mulher no comando da empresa em 42 anos de sua existência.

A secretária Mayara Rocha defendeu a organização das mulheres como elemento para fortalecer a busca por igualdade de gênero na área rural. “É preciso ter um olhar diferenciado para a mulher do campo e buscar entender a sua realidade. Só assim vamos conseguir fortalecer o seu protagonismo na área rural e na sociedade”, afirmou Mayara.

Ajustes
Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o formato dos encontros preparatórios também foi modificado. O evento, que antes contava com cerca de 500 pessoas, foi limitado a 30 agriculturas, lideranças e formadoras de opinião.

Nesta sexta-feira foram realizadas diversas atividades. Além de palestras e da construção do planejamento para 2021, estará disponível no local uma unidade móvel da Secretaria da Mulher, de atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência.

No próximo dia 17 será realizado o segundo encontro preparatório, desta vez na Região Oeste do Distrito Federal. Será no Recanto das Águas (Quadra 8, Conjunto 3), no Park Way.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente