Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


DF Star

Hospital da Rede D’Or faz cirurgia inédita de prótese de tornozelo

Publicado

Foto/Imagem:
Malu Oliveira, Edição/Via EuroInfo.br- Foto Divulgação

O Hospital DF Star, da Rede D’Or São Luiz, realizou uma intervenção inovadora na área de ortopedia. Chamado Artroplastia Total do Tornozelo, o procedimento é indicado para pacientes com osteoartrite do tornozelo ou dor e limitação da função, na maioria das vezes causada por sequela de fraturas ou entorses de repetição.

Na intervenção, é realizada a remoção da articulação doente e colocada as próteses que substituem esses ossos e realinham a articulação. De acordo com o ortopedista e cirurgião de pé e tornozelo responsável pelo procedimento, Henrique Mansur, geralmente os pacientes com artrose do tornozelo realizam o procedimento de Artrodese, que é a fusão da articulação, não permitindo movimentos. “A intervenção que realizamos, trata a dor e realinha a articulação, permite movimentos e poupa as articulações ao redor do tornozelo, além de período de recuperação menor”, explica.

A técnica é nova e ainda pouco utilizada no Distrito Federal. O paciente que participou do procedimento no Hospital DF Star é um homem, possui 24 anos e sofreu acidente automobilístico há 2 anos, com grave fratura do tálus. Ele evoluiu com artrose do tornozelo, causando dor importante e dificuldades para andar. Segundo o cirurgião, o paciente será liberado para pisar com bota ortopédica e iniciar fisioterapia assim que retirar os pontos, por volta de 3 semanas após a cirurgia, mantendo por cerca de 6 semanas, quando será liberado para pisar normalmente. “O procedimento foi um sucesso. Realizamos a substituição da articulação artrósica pela prótese, conforme planejamento prévio, sem intercorrências”, afirma.

Publicidade
Publicidade