Curta nossa página


A resposta

Houthis atacam navio de guerra americano no Golfo de Aden

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

O porta-voz militar do grupo Houthi, Yahya Saree, disse nesta segunda, 29, que o movimento lançou um novo ataque com mísseis contra o navio norte-americanos Lewis B. Puller, no Golfo de Aden.

“Em resposta à agressão dos EUA e do Reino Unido contra o nosso país… na noite passada, a Marinha do Iémen disparou um míssil apropriado contra um navio da Marinha dos EUA, Lewis B. Puller, enquanto navegava no Golfo de Aden”, disse Saree num comunicado.

Ele afirmou que o navio de guerra forneceu apoio logístico às forças americanas que anteriormente atingiram alvos Houthi no Iêmen.

Sarea também disse que o ataque ao USS Lewis B. Puller foi “parte da resposta militar [dos Houthis] para defender o Iêmen e apoiar o povo palestino oprimido”. Os EUA ainda não comentaram o assunto.

O suposto ataque ocorre depois que o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) disse em um comunicado que havia destruído um míssil anti-navio Houthi direcionado ao Mar Vermelho.

De acordo com o comunicado, as forças dos EUA identificaram o míssil em áreas do Iêmen controladas pelos Houthi e determinaram que ele representava uma ameaça iminente aos navios mercantes e aos navios da marinha dos EUA na área.

Em Novembro passado, os Houthis comprometeram-se a atacar quaisquer navios no Mar Vermelho associados a Israel até que suspenda as ações militares contra o grupo militante palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

Isto levou os EUA a anunciar a criação de uma operação multinacional para garantir a navegação na faixa. No início deste mês, as forças dos EUA e do Reino Unido começaram a lançar ataques contra as posições Houthi numa tentativa de degradar a capacidade dos combatentes de atingir navios comerciais.

Após dez dias, a campanha de bombardeamento, que começou sem autorização do Congresso dos EUA, do Parlamento do Reino Unido ou da ONU, não conseguiu impedir os ataques Houthi a navios de transporte no Mar Vermelho. Os Houthis prometeram responder na mesma moeda aos ataques americanos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.