Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Ibaneis incorpora Mussum e compra bezerra de ouro

PIB do Agronegócio gosta de vaca gorda. Foto/Reprodução
José Seabra

O governador Ibaneis Rocha (MDB), adepto de um bom copo, incorporou o espírito de Mussum. Foi no dia 21 de março, uma quinta-feira, em São Paulo, onde circulou, meio trôpego, entre figuras expressivas do agronegócio. Entre uma Boa Ideia e um Cavalo Branco, arrebatou, em leilão, uma nova ‘bezerra de ouro’.

Quem viu a desenvoltura do governador brasiliense observou que a fortuna dele está saindo pelo ladrão. Só para ter uma noção, uma das novilhas compradas no leilão custou meio milhão de reais. E a fortuna dele, anunciada em 90 milhões de reais, começa a evaporar.

Depois de torrar um terço do seu patrimônio na compra de uma mansão no Lago Sul, área mais nobre da capital da República, e de um avião que serve até para dar carona a políticos acusados de corrupção, Ibaneis não se faz de rogado. E deixa que o povo saiba que o dinheiro dele escoa como água em um reservatório no limite da sua capacidade. Que desaparece entre os dedos como areia antes de transformar-se em lama em meio a muitas misturas.

Esse gesto de Mecenas (para os ricos, em detrimento das promessas de levantar barracos para os pobres) se repete sempre que Mussum surge como a sombra dele. A bezerra de ouro arrematada no dia 21 atende pelo nome de Seleta Fiv Taj. Custou exatos 522 mil reais. Foi o maior valor pago por um animal no leilão organizado pela AF Agropecuária, HRO Empreendimentos e Nelo Canaã, no que se convencionou chamar de “chiquérrima” Sociedade Hípica Paulista.

A novilha vai pastar na Agropecuária Ibaneis, uma das fontes de renda do governador que enriqueceu movendo ações contra o governo em nome de servidores públicos. O governador ficou tão rico que hoje se dá ao luxo de abrir mão do seu contracheque em benefício de entidades assistenciais.

Filha do Grande Campeão Nacional Kayak TE Mafra, a bezerrinha Seleta Fiv Taj, quando bem montada por touros de raça, vai fazer jorrar ouro como um alquimista.

A notícia da compra da Bezerra de Ouro, porém, não foi bem recebida pela sociedade brasiliense. Há quem considere Ibaneis sem noção. O governador, dizem, não deve se vangloriar em bater recordes em leilão, enquanto deixa a cidade que ele prometeu governar como a própria casa, entregue ao Deus dará. A saúde e a segurança, por exemplo, definham. E os barracos que ele garantiu reerguer com dinheiro do próprio bolso, são derrubados a cada amanhecer por ordem expressa do gabinete dele.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente