Curta nossa página


Animais domésticos

Ibram começa a selecionar cães e gatos para castração

Publicado

Autor/Imagem:


Ádamo Araújo

Começará na segunda-feira (15) a campanha do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do Distrito Federal, desenvolvida pelo governo de Brasília. A partir das 10 horas, o site do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) oferecerá 1,5 mil vagas para castração de animais, distribuídas em quatro grupos de regiões administrativas.

A medida tem objetivos de natureza sanitária. “O controle populacional é importante para a saúde do animal, por evitar doenças e aumentar sua longevidade”, explica o analista de Atividades do Meio Ambiente do Ibram, o biólogo Almir Picanço de Figueiredo.

O programa tem como uma das metas a diminuição do impacto da invasão de cães e gatos domésticos em unidades de conservação e outros ambientes naturais. A definição das regiões de cada grupo levou em conta o porcentual de área verde no lugar, com base em dados do zoneamento ecológico-econômico do DF (ZEE-DF) a serem publicados.

Outro fator determinante foi a renda média per capita, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2015/2016. O objetivo, nesse caso, foi considerar a questão financeira como indicador social relacionado ao aumento do risco de abandono dos bichos.

Dessa maneira, o grupo 1 representa regiões com alta porcentagem de área verde e baixa renda per capita. Já o grupo 4 diz respeito a baixa porcentagem de área verde e alta renda per capita.

Por fim, também se levou em consideração o tamanho da população de cada uma dessas cidades.

O último chamamento para castrações ocorreu em fevereiro do ano passado, e foi retomado em abril, quando faltavam 923 animais. Desses, 798 foram encaminhados para o agendamento.

Os demais casos foram cancelados em razão de morte ou porque o procedimento foi feito em instituições particulares. Até o momento, houve 351 marcações de cirurgia, 239 das quais já feitas.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.