Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Iceberg gigante retoma caminho nas águas do Atlântico

Bartô Granja

Especialistas de diferentes países rastreando um dos maiores icebergs do mundo. É o A-68, que se separou da Antártida há dois anos. Após passar mais de um ano estacionado, essa ‘pedra de gelo gigante’ de 270 quilômetros de comprimento e pesando mais de 1 trilhão de toneladas, voltou a se movimentar em direção à Geórgia do Sul.

O iceberg está sendo arrastado pela Weddell Gyre, uma corrente oceânica que cobre a Antártida. Ele tem uma largura de apenas 200 metros, muito desproporcional ao seu comprimento. A profundidade, porém, ainda não pôde ser avaliada.

A vasta faixa de gelo tem um volume espantoso do dobro do Lago Erie – um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte. Quando se dividiu pela primeira vez, os cientistas previram que ela começaria a se desintegrar rapidamente. No entanto, desde então, permaneceu praticamente intacto.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente