Curta nossa página


Mente Mecânica

Identificada parte do cérebro encarregada da percepção do tempo

Publicado

Autor/Imagem:
Sergey Lebedev/Via Sputniknews -Foto Reprodução

É do conhecimento comum que às vezes as horas podem passar num piscar de olhos e um minuto pode parecer uma eternidade. Uma nova pesquisa publicada na revista Nature Neuroscience mostra que existe uma parte especial do cérebro responsável por essa percepção, ou pelo menos os roedores a possuem. Uma equipe internacional de cientistas acredita que esse relógio interno está situado no corpo estriado – a zona neural responsável por tomar decisões e planejar atividades.

Para verificar esse palpite, eles fizeram o que os pesquisadores costumam fazer – organizaram um experimento. Primeiro, eles treinaram ratos para distinguir entre diferentes intervalos de tempo e mostrar sua percepção de tempo aos pesquisadores por meio de ações simples.

Então eles usaram implantes para aquecer ou resfriar o corpo estriado do roedor, enquanto a criatura dormia. O estriado frio – menos ativo – foi associado ao tempo que passa rapidamente, enquanto o aquecido correspondeu ao tempo lento.

“Treinamos animais para relatar se o intervalo entre dois tons era menor ou maior que 1,5 segundo. Quando esfriamos o corpo estriado, eles eram mais propensos a dizer que um determinado intervalo era curto. Quando aquecíamos, era mais provável que eles dissessem que era longo ”, disse Filipe Rodrigues, um dos principais autores do artigo, em comunicado à imprensa.

Os cientistas acreditam que sua descoberta terá um impacto na medicina e na ciência da computação, dando dicas de como tratar doenças com sintomas alternados no tempo, como o Parkinson, e fornecendo algumas pistas para pesquisas futuras no domínio da IA. No entanto, eles enfatizam que precisam de algo mais para aquilo que estudam – o tempo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.