Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Ih, deu mofo. E agora, o que fazer e limpar?

Carolina Paiva, Edição

A maioria dos móveis de madeira sofrem de um problema bem comum: pontos de mofo. Isso é ainda mais fácil acontecer nos guarda-roupas devido a alta umidade e a falta de contato direto com o sol. Além disso, as roupas dentro do guarda-roupa também acabam ficando mofadas e com mau cheiro.

O ideal é não deixar o mofo chegar e se espalhar pelo guarda-roupa. Por isso, o mais adequado é deixar as portas abertas pelo menos 20 minutos por dia, pois isso deixará o móvel mais arejado. Além disso, outra forma de evitar a umidade no guarda-roupa é colocar um potinho com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro do armário a cada seis meses.

Mas e se o mofo já tomou conta do guarda-roupa? Então só nos resta uma coisa a ser feita: remoção! Lembrando que para cuidar desse problema é necessário a utilização de luvas e máscara, uma vez que o mofo é a causa de diversas doenças respiratórias. Por isso, nós vamos te ensinar a retirar o mofo do seu guarda-roupa ou closet. Confira!

Mofo do guarda-roupa
Para tirar o mofo do guarda-roupa primeiramente é muito importante esvaziar o móvel antes de começar a limpeza, para então começar a remoção do mofo. Inicialmente limpe o armário com água e vinagre para evitar os fungos que geram o mofo. Além disso, é importante a remoção do mofo para que ele não alcance a roupa, manchando-a e deixando as peças com cheiro ruim.

Outra opção bastante interessante é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Em seguida passar um pano úmido com a solução nas prateleiras e paredes do guarda-roupa.

Agora quando se trata de retirar o mofo, coloque pedaços de algodão embebido em essência de terebintina nos cantos e gavetas do armário. Também é importante usar produtos antimofo durante a faxina. Agora para eliminar a umidade do guarda-roupa, deixe um pedaço de giz em cada uma das divisórias do armário.

Mofo das roupas
Se você ficou muito tempo sem usar algumas peças do seu guarda-roupa, elas podem ter pegado mofo. Isso porque ela obteve muita umidade e não recebeu muita iluminação e ventilação. Consequentemente, as roupas podem ficar com mal cheiro ou mesmo manchadas.

Primeiramente, para as roupas coloridas é necessário deixá-las mergulhadas em leite fervente até a mancha sumir. Já para as roupas brancas, deixe o tecido de molho em água quente com sal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente