Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Planeta Vermelho

Imagens da ESA mostram Marte rasgado ‘com garras’

Publicado

Foto/Imagem:
Sofia Chegodaeva/Via Sputniknews - Foto Divulgação

A Agência Espacial Européia (ESA) divulgou imagens obtidas por seu satélite Mars Express que oferecem uma visão da paisagem do planeta vermelho.

As imagens mostram traços na superfície marciana que foram descritos pela revista Science Alert como arranhões ou marcas de garras.

Segundo os cientistas, esses vestígios fazem parte do Tantalus Fossae, um sistema de falhas gigante em Marte. Graças à visão de perto oferecida pela sonda, as marcas foram medidas como tendo 350 metros de profundidade e 10 quilômetros de largura, estendendo-se por até mil quilômetros.

A revista apontou para o fato de que as imagens não eram tecnicamente “fotos”, pois foram geradas a partir de um modelo digital do terreno, usando os canais de cores da High Resolution Stereo Camera do Mars Express. No entanto, as imagens oferecem uma “visão muito clara da vasta área” da superfície de Marte.

A Mars Express já orbita o Planeta Vermelho há 18 anos, contribuindo para a pesquisa em andamento sobre o processo de formação de Marte.

Publicidade
Publicidade