Mulheres e crianças
Incêndio em shopping no Iraque deixa 61 mortos
Publicado
em
Um incêndio atingiu um shopping center recém-inaugurado no leste do Iraque, matando mais de 60 pessoas, incluindo crianças, disseram autoridades iraquianas nesta quinta-feira, 17.
Equipes de defesa civil resgataram mais de 45 pessoas que ficaram presas no incêndio que começou na noite de quarta-feira na cidade de Kut, na província de Wasit, informou o Ministério do Interio. Outras pessoas ainda estão desaparecidas, segundo a Agência de Notícias Iraquiana, estatal.
Fotografias e vídeos na mídia local mostraram o Corniche Hypermarket Mall, um shopping center de cinco andares inaugurado apenas uma semana antes, totalmente consumido pelas chamas.
Embora a causa da tragédia ainda esteja sob investigação, autoridades e moradores alegaram que a falta de medidas de segurança contra incêndio no prédio contribuiu para a sua dimensão.
O Ministério do Interior do Iraque informou em um comunicado que 61 pessoas morreram no incêndio no shopping center, a maioria por asfixia. Entre os mortos, havia 14 corpos carbonizados que permanecem não identificados.
O governador provincial, Mohammed al-Miyahi, declarou três dias de luto. Ele disse que ações judiciais foram movidas contra o proprietário do prédio e o proprietário do shopping, mas não especificou quais eram as acusações.
“Asseguramos às famílias das vítimas inocentes que não seremos lenientes com aqueles que foram direta ou indiretamente responsáveis por este incidente”, disse al-Mayyeh.
Em uma entrevista por telefone à Associated Press, al-Miyahi chamou o incêndio de “uma tragédia de partir o coração para o povo de Wasit” e alegou que o proprietário do prédio não havia implementado as medidas de segurança contra incêndio necessárias quando o converteu em um shopping center.
Ele afirmou que nenhum funcionário do governo renunciou ou foi demitido em decorrência do incêndio e que atualmente aguardam os resultados da investigação. Os resultados da investigação preliminar serão divulgados em até 48 horas, acrescentou.
