Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Índia desobedece Trump e compra armas russas

Bartô Granja, Edição

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, anunciou a decisão do governo de comprar armamento pesado da Rússia, como o sistema de defesa S-400. Segundo ele, Washington, que ameaça retaliar com sanções, deve ‘entender’ a postura de Nova Délhi.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado alertou seus “aliados e parceiros” de que eles enfrentarão sanções se optarem por prosseguir com a aquisição de equipamento militar russo.

“Pedimos a todos os nossos aliados e parceiros que renunciem às transações com a Rússia que correm o risco de desencadear sanções”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.

A Índia, porém, respondeu dizendo que é um Estado soberano e que não precisa dar satisfações a outros parceiros, em especial quando se trata da defesa da sua soberania.

Índia e Rússia assinaram um contrato de US $ 5,43 bilhões para a compra de cinco sistemas de defesa antimísseis S-400. As forças indianas terão o mesmo equipamento vendido por Moscou à Turquia, além de aviões de combate.

Segundo o governo de Nova Délhi, o país, que vive em tensão permanente com o vizinho Paquistão, precisa estar preparado para um eventual acirramento da crise.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente