Curta nossa página


Dias 9 e 10

Índia espera Rússia e China no G-20; Lula representará o Brasil

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução/Sputniknews

O primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, Li Qiang, participará da Cúpula do G-20 organizada pela Índia no final desta semana, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta segunda-feira, 4.

“A convite do governo indiano, o primeiro-ministro Li Qiang participará na 18ª cimeira dos líderes do G20 em Nova Deli, de 9 a 10 de Setembro”, disse Mao aos jornalistas.

A Índia assumiu a presidência do G-20 em 1º de dezembro de 2022. Nova Delhi sediará mais de 200 reuniões de grupo durante a presidência. O ponto culminante será a cúpula final dos líderes do G20, a ser realizada na capital da Índia, de 9 a 10 de setembro, após a qual a presidência será transferida para o Brasil.

O ministro dos Negócios Estrangeiros (chanceler) russo, Sergey Lavrov, representará a Rússia na cimeira. Ele discursará em duas sessões plenárias nos dias 9 e 10. O ministro deverá realizar várias reuniões bilaterais à margem da cúpula

Na sexta-feira, 1, Sergey Lavrov, disse que a Rússia não concordará em aceitar a declaração da próxima cimeira do G-20 se ignorar a posição de Moscou sobre as crises globais.

Lula também participará do evento. Ele embarca na quinta, 7. O Brasil assume a presidência rotativa do G-20 em dezembro. O grupo é formando por 18 países emergentes. O 20º membro é a União Europeia.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.