Mudanças climáticas
Instituto Copernicus, da UE, prevê recorde de calor para este ano
Publicado
emO Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, vinculado à União Europeia, emitiu um alerta sobre o aumento recorde das temperaturas globais em 2024, confirmando as projeções de um ano marcado pelo calor extremo.
Os dados apontam que, até o momento, o ano já apresentou médias de temperatura superiores às de qualquer período registrado anteriormente, com um impacto significativo em diversas regiões ao redor do mundo.
Como consequência desse fenômeno, os países popderão asistir, simultâneamnte, grandes temoestades e, de outro lado, estiagens prolongadas.
O Copernicus destacou que esse aumento é intensificado pelos efeitos do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e contribui para a elevação das temperaturas globais. Além disso, a agência ressaltou que as mudanças climáticas induzidas pelas atividades humanas são um fator primordial para o crescimento das temperaturas, intensificando o impacto de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas prolongadas e tempestades mais severas.
Segundo os especialistas, o recorde de temperatura esperado para 2024 serve como um alerta importante sobre a urgência das ações climáticas.