Curta nossa página


Brincando de Deus

Inteligência Artificial será criada com células humanas

Publicado

Autor/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um grupo de cientistas propôs basear um novo tipo de inteligência artificial no próprio material que pretende igualar: células de um cérebro humano.

O esforço é baseado na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, mas coordenado com cientistas de todo o mundo. Eles publicaram seus argumentos para o esforço recentemente no Frontiers, um periódico revisado por pares com sede em Lausanne, na Suíça.

A ideia deles é usar “organoides”, ou culturas 3-D de células cerebrais humanas que replicam funções cerebrais como aprendizado e memória, e que podem formar drasticamente mais conexões do que os melhores chips de computador.

“A visão da OI [inteligência organoide] é usar o poder do sistema biológico para avançar no campo das ciências vivas, bioengenharia e ciência da computação”, disse Lena Smirnova, pesquisadora da JHU e autora do artigo, à mídia dos EUA.

“Se observarmos a eficiência com que o cérebro humano opera no processamento de informações, aprendizado, etc., é tentador traduzir e modelar isso para ter um sistema que funcionará de maneira mais rápida e eficiente [do que] os computadores atuais”, acrescentou ela.

Seu estudo descobriu que o cérebro humano pode armazenar cerca de 2.500 terabytes de informações, o que é cerca de 1.000 vezes mais memória do que o mais novo laptop MacBook Air. Os cérebros humanos também são muito mais eficientes energeticamente do que as placas de circuito, exigindo apenas “energia suficiente para acender uma lâmpada fraca” para armazenar uma quantidade de informações equivalente a toda a Internet, de acordo com um estudo anterior .

Usando métodos de computador padrão, seria necessária uma potência elétrica equivalente a uma usina nuclear para realizar a mesma tarefa.

A IA tornou-se um tópico de notícias proeminente nos últimos meses, pois várias empresas de Internet introduziram funções de pesquisa interativas assistidas por IA concorrentes . No entanto, muitos usuários rapidamente conseguiram encontrar falhas nos sistemas, incluindo sua capacidade de entender as nuances da interação humana, bem como alguns vieses colocados no sistema pelos programadores.

Também se tornou um campo de competição internacional, com os governos dos EUA e da China correndo para sustentar suas crescentes indústrias de IA. A tecnologia é muito promissora, desde o campo médico até aplicações militares. Os temores de que o setor de tecnologia da China possa escorregar levaram Washington a sancionar as empresas chinesas, embora os investidores americanos não estejam de forma alguma cumprindo essas tentativas de proibição.

Falando ao Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China recentemente, o presidente chinês Xi Jinping instou o partido a promover educação científica e técnica extensiva nos currículos escolares das crianças, não apenas estudantes universitários, a fim de dar à China uma vantagem no global “ revolução cientifico-tecnológica”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.