Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Parque americano

Inundação em Yellowstone quebra recorde de mil anos

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

Autoridades estão avaliando os danos à infraestrutura no Parque Nacional de Yellowstone após graves inundações do últimno fim d semana. Casos semelhantes podem ocorrer uma vez a cada em mil anos, disse o superintendente de Yellowstone, Cam Sholly, durante uma coletiva de imprensa.

A inundação pode ter sido um “evento de mil anos”, de acordo com Sholly. O recorde anterior de pés cúbicos por segundo do rio Yellowstone de 31.000 cfs foi quebrado pela classificação de domingo à noite de 51.000 cfs, disse Sholly na terça-feira.

“Não saberemos até que possamos avaliar [o dano]. Faremos tudo o que pudermos para reabrir com segurança… Estamos trabalhando em uma série de alternativas e engajando muitos parceiros e partes interessadas sobre como isso pode ser feito”, disse Sholly.

As autoridades estão montando uma equipe interinstitucional de todos os Estados Unidos para ajudar a avaliar os danos e buscar uma ampla gama de diferentes vias de financiamento para projetos de restauração, conforme necessário, disse Sholly.

Yellowstone – o parque nacional mais antigo do mundo, de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA – foi totalmente liberado de visitantes na manhã de terça-feira, disse Sholly. No entanto, ainda há 12 pessoas no interior do parque que estão perdidas.

Yellowstone nunca foi fechado devido a inundações, embora tenha sido fechado durante as paralisações do governo e a pandemia de Covid-19, disse Sholly.

As empresas locais em Yellowstone e suas comunidades de entrada, como Gardiner e Cooke City, que foram particularmente atingidas pelas inundações, provavelmente sofrerão como resultado dos cancelamentos de turistas no verão, disse o comissário do condado de Montana Park, Bill Berg, durante a coletiva de imprensa.

A aplicação da lei e outros serviços públicos não conseguem chegar a certas áreas impactadas onde as estradas foram danificadas por inundações, de acordo com Berg. Inundações, deslizamentos de rochas, deslizamentos de terra e outras condições perigosas tornaram muitos trechos da estrada intransitáveis.

As inundações, que também afetaram comunidades fora de Yellowstone nos estados de Montana e Wyoming, levaram o governador de Montana, Greg Gianforte, a declarar um desastre estadual na terça-feira.

Publicidade
Publicidade