Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Irã anuncia novo campo com 50 bilhões de barris

Bartô Granja, Edição

O presidente iraniano Hassan Rouhani disse neste domingo (10) que um novo campo de petróleo contendo 53 bilhões de barris de petróleo foi descoberto no país. A descoberta fica na província de Khuzestan.

Esse novo campo aumenta em 1/3 a capacidade iraniana, hoje o terceiro maior produtor mundial de óleo bruto. A descoberta vai se juntar a outros 150 bilhões de barris a serem explorados.

Mas, apesar de o país dos aiatolás ter petróleo em abundância, enfrenta dificuldades em vendê-lo. No início do ano a Agência Internacional de Energia (AIE) apresentou um relatório no qual afirmava que a produção de petróleo no Irã, restringida pelas sanções dos EUA, caiu para 520.000 barris por dia, contra uma produção anterior de 2,8 milhões.

Os EUA restabeleceram sanções relacionadas à energia contra o Irã no ano passado, após a retirada do acordo nuclear de 2015, com o objetivo de zerar as exportações de petróleo do Irã e pressioná-lo a negociar um novo acordo. O Irã relutou em ceder à pressão dos Estados Unidos e começou a reverter alguns de seus compromissos nucleares.

As sanções dos EUA, no entanto – que também desencorajam as empresas estrangeiras de fazer negócios com o Irã – levaram o país a procurar maneiras de evitá-las, e a exportação de petróleo de fora do Golfo Pérsico pode muito bem ser uma delas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente