Curta nossa página


Tensão crescente

Irã apreende outro navio por contrabandear diesel

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

A agência de notícias iraniana ISNA informou nesta segunda-feira, 16, que a Guarda Revolucionária do país apreendeu uma embarcação supostamente contrabandeando 250 mil barris de diesel para os Emirados Árabes Unidos. Não foi revelada a bandeira de que país pertence o navio.

“Foi detido perto da ilha de Greater Tunb, no Irã, no Golfo Pérsico … a tripulação foi entregue às autoridades legais na província de Hormozgan, no sul”, disse a ISNA. O governo dos Emirados Árabes Unidos ainda não forneceu nenhum comentário oficial.

A revelação vem em meio a uma situação difícil no Golfo, já que os EUA pedem a seus aliados que comecem a patrulhar a área para aumentar a segurança de seus navios diante do que chamou de “ameaça iraniana”.

Nos últimos meses, o Irã deteve vários navios comerciais no Estreito de Ormuz, uma rota crucial da região para o transporte de petróleo.

O caso mais notável ocorreu em 19 de julho, quando o IRGC apreendeu um navio petroleiro de bandeira britânica, o Stena Impero, acusando-o de violar as regras marítimas, ignorando avisos dos militares, desligando seu dispositivo de posicionamento e colidindo com um barco de pesca iraniano .

No desenvolvimento mais recente do caso, o Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou que o país poderá liberar o navio-tanque em poucos dias, pois restam apenas algumas formalidades.

Cerca de duas semanas após a prisão do petroleiro de bandeira britânica, o Irã deteve um navio de bandeira do Panamá e o que se acredita ser um navio iraquiano por supostamente contrabandear combustível iraniano a clientes estrangeiros.

Enquanto o Panamá confirmou que seu navio estava envolvido em atos ilegais e retirou seu registro, o Iraque teria negado vínculos com o outro navio detido.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.