Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Lá vm a bomba

Irã dá banana ao Ocidente e aumenta urânio enriquecido

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

A Organização de Energia Atômica do Irã informou que o país aumentou ou iniciou a produção de urânio enriquecido em até 60% em várias de suas instalações nucleares.

De acordo com a AEOI, os estoques de urânio enriquecido aumentaram no Complexo de Enriquecimento de Natanz, com a produção de urânio enriquecido a 60% começando também na Planta de Enriquecimento de Combustível de Fordow.

A organização também destacou que instalou uma nova geração de centrífugas na usina para garantir um enriquecimento mais eficiente. Urânio enriquecido a partir d 15% já é suficiente para produzir armas nucleares.

Em 17 de novembro, o Conselho de Governadores da AIEA adotou uma resolução, elaborada pelos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, por 26 votos a favor, 2 contra e 5 abstenções. O documento obrigava o Irã a cooperar com a investigação da agência sobre vestígios de urânio encontrados em locais não declarados.

No início da semana, as autoridades iranianas prometeram revisar drasticamente sua cooperação com a AIEA e sua atividade nuclear em resposta à resolução.

Publicidade
Publicidade