A guerra
Irã despeja chuva de mísseis em Israel e faz de Tel Aviv um inferno
Publicado
em
O Irã lançou “centenas” de mísseis balísticos na direção de Israel nesta sexta-feira à noite (horário local); Imagens de redes sociais mostraram mísseis balísticos iranianos cruzando o céu noturno no norte de Israel, com os sistemas de defesa aérea israelenses tentando interceptá-los.
Imagens e filmagens adicionais mostraram o que parecem ser ataques diretos à cidade de Tel Aviv, com mísseis aparentemente sobrepujando o sofisticado escudo de defesa aérea israelense. Haifa também foi alvo.
Imagens adicionais, ainda não verificadas de forma independente, feitas nas redes sociais mostraram mísseis sendo lançados de navios de guerra no mar.
O IRGC está chamando os ataques retaliatórios de True Promise III , inspirados nos ataques anteriores com mísseis e drones contra Israel em 2024, após ataques à sua embaixada na Síria e assassinatos de líderes do IRGC e da resistência anti-Israel.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram ter detectado lançamentos de mísseis do Irã e disseram que as defesas aéreas estavam posicionadas e trabalhando para conter o ataque. Posteriormente, os militares estimaram que cerca de 150 mísseis foram disparados em duas barragens e relataram nove locais de impacto e vários feridos.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, acusou o Irã de “cruzar as linhas vermelhas” ao atacar “concentrações de população civil” e ameaçou fazer o Irã pagar “um preço muito alto por suas ações hediondas”.
Os ataques retaliatórios contra Israel ocorreram após advertências do Líder Supremo Khamenei, do presidente do Irã e do recém-nomeado chefe do IRGC, no início do dia, prometendo fazer Israel pagar por seus ataques noturnos, que feriram mais de 300 pessoas e mataram cerca de 80.
