Curta nossa página


Preparando a reação

Irã discute com russos melhor resposta ao ataque americano contra as suas usinas

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque - Foto Divulgação

O Irã terá que responder aos ataques dos EUA contra instalações nucleares iranianas, e fará isso pelo tempo que for necessário, disse o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi. O diplomata iraniano desembarca na segunda, 23, em Moscou, para discutir com os russos uma melhor resposta.

Os Estados Unidos “traíram a diplomacia”, disse Araghchi em uma coletiva de imprensa realizada em Istambul (Turquia) neste domingo, 22. Segundo ele, o Irã agora tem o direito de se defender de acordo com a Carta da ONU.

“O governo dos EUA tem total responsabilidade pelas graves consequências desta agressão”, disse Araghchi. Ele pontuou que após os ataques dos EUA, o Irã tem menos motivos para confiar no Ocidente e Teerã não entende mais com quem deve negociar.

Segundo Araghchi, o Irã está recebendo mensagens dos EUA por vários canais e, se necessário, responderá por meio de intermediários. Teerã quer que a Agência Internacional de Energia Atômica cumpra com seus deveres legais em resposta ao perigoso ataque às nossas instalações nucleares pacíficas.

O chanceler iraniano insiste em que a ONU e a AIEA devem responder à clara violação do direito internacional pelos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.