Preparando a reação
Irã discute com russos melhor resposta ao ataque americano contra as suas usinas
Publicado
em
O Irã terá que responder aos ataques dos EUA contra instalações nucleares iranianas, e fará isso pelo tempo que for necessário, disse o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi. O diplomata iraniano desembarca na segunda, 23, em Moscou, para discutir com os russos uma melhor resposta.
Os Estados Unidos “traíram a diplomacia”, disse Araghchi em uma coletiva de imprensa realizada em Istambul (Turquia) neste domingo, 22. Segundo ele, o Irã agora tem o direito de se defender de acordo com a Carta da ONU.
“O governo dos EUA tem total responsabilidade pelas graves consequências desta agressão”, disse Araghchi. Ele pontuou que após os ataques dos EUA, o Irã tem menos motivos para confiar no Ocidente e Teerã não entende mais com quem deve negociar.
Segundo Araghchi, o Irã está recebendo mensagens dos EUA por vários canais e, se necessário, responderá por meio de intermediários. Teerã quer que a Agência Internacional de Energia Atômica cumpra com seus deveres legais em resposta ao perigoso ataque às nossas instalações nucleares pacíficas.
O chanceler iraniano insiste em que a ONU e a AIEA devem responder à clara violação do direito internacional pelos Estados Unidos.
