Curta nossa página


60 anos aqui

Irã quer estreitar relações com o Brasil

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

O embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, recebeu um seleto grupo de amigos e empresários na representação diplomática para marcar os 60 anos da embaixada em Brasília – foi o primeiro corpo diplomático a se instalar na cidade.

O evento teve público reservado por conta da pandemia de Covid-19. Hossein Gharibi lembrou que Brasil e Irã mantêm relações diplomáticas regulares desde 1903.

Segundo o embaixador, “a boa relação entre nossos países, que existe há mais de um século, precisa ficar cada vez mais próxima”. Ele disse que “ao fim da pandemia, temos de construir um futuro para as novas gerações. Para isso, precisamos estar juntos e trabalhar juntos”.

Gharibi fez questão de convidar Anna Christina Kubitschek, como neta de JK e presidente do Memorial que homenageia o fundador da cidade, e Paulo Octávio como mais representativo empresário da cidade. O pentacampeão Lúcio, zagueiro da seleção brasileira em 2002 e nascido em Brasília, é, segundo o embaixador, um símbolo de um dos assuntos que mais despertam interesse dos iranianos sobre o Brasil, o futebol.

Durante o evento, Hossein Gharibi conversou com o embaixador do Brasil em Teerã, Rodrigo Azeredo, em uma live. Também lá havia um bolo para celebrar o aniversário da inauguração da embaixada iraniana no Brasil.

Acompanhado por integrantes da Câmara Comercial Irã-Brasil, Rodrigo Azeredo saudou o casal Anna Christina e Paulo Octávio, de quem é amigo. Também falou das relações comerciais entre os países e de seu otimismo com a chegada de Hossein Gharibi à embaixada do Irã. Em Brasília, o bolo de parabéns pelo aniversário da embaixada foi cortado por Anna Christina Kubitschek.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.