Curta nossa página


Luzes no céu

Irlanda investiga relatos de pilotos sobre discos-voadores

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

A Autoridade Irlandesa de Aviação está investigando relatos de luzes brilhantes e óvnis (objetos voadores não identificados) vistos na costa da Irlanda na semana passada.

Na madrugada de sexta-feira, uma piloto da companhia aérea British Airways contatou o controle da tráfego aéreo na cidade da Shannon. Ela queria saber se havia exercícios militares sendo feitos na área porque havia algo se “movendo muito rápido”.

O controlador de voo disse que não havia exercícios do tipo.

A piloto voava de Montreal, no Canadá, para o aeroporto de Heathrow, em Londres. Ela disse que havia uma “luz muito brilhante” e que o objeto não-identificado apareceu à esquerda da aeronave antes de “desviar-se rapidamente para o norte”.

Ela estava imaginando o que poderia ser, mas afirmou que o óvni não parecia estar em trajetória de colisão com o avião.

Outro piloto da companhia Virgin também relatou ter visto óvnis e sugeriu que poderiam ser meteoros ou outros objetos entrando na atmosfera da Terra.

Ele disse que havia “múltiplos objetos seguindo o mesmo tipo de trajetória” e que eles eram muito brilhantes.

O piloto diz que viu “duas luzes brilhantes” à sua direita, que se afastaram com alta velocidade.

Segundo ele, a velocidade era “astronômica, algo como um Mach 2” – ou seja, duas vezes a velocidade do som.

O que poderia ser? – O astrônomo Apostolos Christou, do Observatório e Planetário Armagh, no Reino Unido, disse que os pilotos provavelmente viram pedaços de poeira cósmica entrando na superfície da Terra a uma velocidade muito alta.

“Era muito provavelmente o que é popularmente conhecido como estrela cadente”, disse. Ele não soube explicar, porém, a mudança de rota dessas ‘estrelas cadentes’.

“Parece que era extremamente brilhante, então, deve ter sido um pedaço de material bem grande.”

“Pela descrição dos pilotos não dá para ter certeza, mas deve ter tido o tamanho de uma maçã.”

O astrônomo diz que novembro tende a ser um mês muito ativo para esse tipo de atividade.

“Também parece que havia pedaços saindo do objeto e voando perto da aeronave. Isso é o que você espera se uma rocha do espaço particularmente grande entra da atmosfera: ela tende a fragmentar.”

“Começamos uma investigação após relatos de um pequeno número de aeronaves na sexta sobre atividade incomum no ar”, disse a Autoridade Irlandesa de Aviação.

Um porta voz do aeroporto de Shannon disse que não era apropriado que o aeroporto comentasse o assunto já que há uma investigação da Autoridade Irlandesa de Aviação em andamento.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.