Curta nossa página


Os nacionalistas

Itália e Polônia se unem por uma ‘nova primavera europeia’

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Na sua busca por parceiros conservadores na Europa, o vice-premiê italiano, Matteo Salvini, visitou nesta quarta-feira, 9, a Polônia. Ao lado do ministro do Interior polonês, Joachim Brudzinski, o chefe do partido ultranacionalista Liga disse que quer ver formada uma aliança eurocética para as eleições do Parlamento europeu, em maio. Segundo ele, Roma e Varsóvia unirão forças em favor de “uma nova primavera da Europa” e do “renascimento dos valores europeus”.

Segundo Brudzinski, ele e Salvini conversaram, numa reunião a portas fechadas, sobre migração e segurança das fronteiras na União Europeia (UE). O tema é sensível e central nas tensões dentro do bloco europeu, fragmentado diante do avanço de plataformas nacionalistas e de extrema direita em diversos países, incluindo Itália e Polônia.

Salvini também se reuniu com o líder do partido governista da Polônia, o populista Jaroslaw Kaczynski, com quem abordou o seu projeto de nova aliança. O governo polonês é dirigido pelo partido eurocético Lei e Justiça (PiS), que também reclama seu direito de soberania e menos “intromissões” da União Europeia nos assuntos nacionais.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.