Curta nossa página


Joe planta cizânia entre distritais e começa a colher salada vinagrada

Publicado

Autor/Imagem:


Considerado por alguns de seus pares de perseguidor de parlamentares, o deputado distrital Joe Valle (PSB) pode ter que provar do mesmo veneno no calabouço da Comissão de Ética da Câmara Legislativa.

Responsável pelo parecer que cassou o mandato do ex-colega Raad Massouh, Valle é apontado pelo Tribunal de Contas da União como participante de um esquema que desviou 1 milhão 200 mil reais de um programa do governo federal enquanto era secretário no Ministério da Ciência e Tecnologia.

O convênio foi firmado entre o governo e o Instituto Novo Horizonte para dar curso a 8 mil alunos em 267 turmas no estado de Sergipe.

A localidade foi um dos agravantes para os acusados. Motivo que levou à suspeição: a sede do instituto era no DF, bem distante do estado nordestino. Isso poderia motivar a falta de fiscalização do programa.

Uma das alegações da defesa do deputado é de que ele não era secretário no início do contrato. Tese derrubada pela Corte. O distrital tomou posso no cargo em 29 de maio de 2007. Apesar de o convênio ter iniciado antes, em dezembro de 2006, o projeto foi desenvolvido até maio de 2008, tempo em que o distrital era o gestor.

“Não exclui sua responsabilidade pela falta de fiscalização”, diz o parecer do TCU na peça acusatória de improbidade administrativa.

Sendo assim, o TCU julgou em fevereiro deste ano pela irregularidade das suas contas e aplicou multa de 4 mil reais ao parlamentar. Como foi um acórdão, o distrital se encaixa nas características da Lei da Ficha Limpa. Consequentemente, estaria inelegível.

Esse não teria sido o único convênio do ministério com suspeita de fraudes. Em 2011, quando estourou a Operação Shaolin, Valle foi citado pela testemunha chave das investigações, Michael Vieira, como o responsável por avalizar contratos no valor de 2 milhões de reais.

À época, Vieira disse aos investigadores que esses convênios também eram fraudados. Entretanto, nada foi aprovado até agora, nesse último caso. Talvez apostando nessa remota possibilidade, o deputado Joe Valle não queira falar sobre o assunto.

Elton Santos

Publicado originalmente em naredecomjoseseabra.com.br

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.