Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Joga a madeira no lugar certo que fica tudo perfeito

Carolina Paiva, Edição

Nem sempre é possível ter um apê, uma casa, um flat, do jeito que a gente gosta. Mas, cá pra nós, vocês já perceberam como um material pode criar uma experiência afetiva entre o espaço e quem o habita? Atualmente, existe uma infinidade de revestimentos e texturas que pode ser aplicado do chão ao teto para criar diversas possibilidades e sensações em um ambiente. E, dependendo da forma como são usados, podem interferir nestas impressões de maneira positiva ou negativa.

A madeira interfere na temperatura. Aquece o ambiente de maneira indireta e dá uma sensação de acolhimento. Material recorrente no design escandinavo, passa um sentimento de aconchego. Ao contrário dela, o concreto inspira frieza e brutalidade e, por isso, forma um belo par com a madeira. A pedra, por sua vez, imprime personalidade. Bruta ou esculpida, não deixa um ambiente passar despercebido.

O metal traz sofisticação e contemporaneidade ao projeto, principalmente se tiver acabamento fosco. Plástico e vidro agregam leveza e, se usados de forma curva, ficam ainda mais atraentes.

O grande agente transformador desses materiais fica por conta da luz. Um bom projeto de iluminação pode potencializar – e também tirar a importância – da matéria. É sempre importante que o profissional que for desenhar o projeto a apresente sob outra ótica ao cliente, com abordagens conceituais e que contem uma história diferente do sentido/significado literal.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente