Curta nossa página


José Ivo surpreende, tira Ana Amélia e sai em vantagem contra Tarso

Publicado

Autor/Imagem:


Em terceiro lugar desde o começo da campanha, o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, 66, passou a senadora Ana Amélia Lemos (PP), 69, e vai para o segundo turno com o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), 67. A ascensão de Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul (RS), causa uma reviravolta na eleição, até então polarizada entre Ana Amélia e Tarso.

Sartori foi beneficiado pelo amplo tempo no horário eleitoral gratuito e pela rivalidade entre Ana Amélia e Tarso. Parte da coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, que reúne PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC, ele contou com cinco minutos e dois segundos, contra os cinco minutos e nove segundos do petista e os três minutos e 48 segundos da senadora. Enquanto os dois trocavam farpas, o candidato aproveitou para apresentar suas propostas, focando em seu bom desempenho como prefeito de Caxias, segunda maior cidade do Estado.

A senadora, ex-comentarista da RBS, afiliada à rede Globo, começou com cerca de 40% das intenções de voto e se manteve à frente durante boa parte da campanha. Pouco antes da eleição, no entanto, Tarso reagiu, empatando com Ana Amélia. Ao mesmo tempo, Sartori, que iniciou com 7% das intenções de voto, segundo o Datafolha, ultrapassou a casa dos 20% na última semana antes do pleito.

Sartori se manteve sempre ligado à política da serra gaúcha ao contrário de Tarso, pai da candidata à Presidência Luciana Genro (PSOL), atuou como ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após dois mandatos como prefeito de Porto Alegre. Professor de filosofia e ex-seminarista, Sartori foi, além de prefeito de Caxias, deputado estadual e deputado federal.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.