Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Juan abdica; Felipe VI tenta limpar imagem da coroa espanhola



Felipe de Borbón y Grecia se tornará Felipe VI, depois de mais de 30 anos como herdeiro e uma vida dedicada exclusivamente à preparação para suceder seu pai, o rei Juan Carlos I.

Felipe – cujo nome completo é Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Grecia – tem 46 anos e enfrentará o grande desafio de convencer uma nação, cada vez mais desencantada com a família Real, sobre a utilidade da monarquia.

O Príncipe nasceu em Madri, em 30 de janeiro de 1968 e é o terceiro filho, porém único homem, de Juan Carlos I e Sofia da Grécia, até então reis da Espanha. Casado com Letizia Ortiz Rocasolano desde 22 de maio de 2004, Felipe têm duas filhas, as infantas Leonor, nascida em outubro de 2005, e Sofia, de abril de 2007.

Herdeiro da Coroa desde a proclamação de seu pai como rei, em 22 de novembro de 1975, Felipe recebeu em 1 de novembro de 1977 o título de príncipe das Astúrias, junto com os títulos de príncipe de Girona e príncipe de Viana; correspondentes aos herdeiros dos reinos de Castela, Aragão e Navarra, cuja união formou, no século XVI, a monarquia espanhola.

Em 30 de janeiro de 1986, aos dezoito anos, assumiu de forma plena seu papel institucional como sucessor da Coroa.

Felipe frequentou as melhores escolas da Europa e concluiu os estudos no Canadá. Também se dedicou aos estudos militares, na Academia Geral Militar de Saragoça, na Escola Naval Militar da Marinha e na Academia Geral do Ar de São Xavier, recebendo em 1989 as graduações de tenente de infantaria, alferes de navio e tenente de arma da aviação.

Na Universidade Autônoma de Madri, se licenciou em Direito, passando também por um mestrado em Relações Internacionais na Universidade Georgetown em Washington, para complementar sua formação.

Atualmente, ostenta, nas Forças Armadas Espanholas, as funções de comandante do Corpo Geral da Armada e comandante do Corpo Geral do Exército do Ar.

Felipe fala fluentemente castelhano, catalão, inglês e francês, além de rer conhecimentos de grego. É adorador de esportes e já integrou a equipe olímpica de vela na classe Soling nos Jogos de Barcelona de 1992, na qual desfilou como porta-bandeira da equipe espanhola na cerimônia de abertura. Ele irá suceder seu pai, Juan Carlos, que abdicou nesta segunda-feira, depois de sérios problemas de saúde, além de uma série de escândalos, que deixaram a imagem da Coroa espanhola enfraquecida.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente