Curta nossa página


Tio Sam golpista

Justiça vai acusar Trump por invasão do Capitólio

Publicado

Autor/Imagem:
Svetiana Ekimenko/Via Sputniknews - Foto Reprodução

O comitê da Câmara responsável por investigar a violação do Capitólio já tem provas suficientes de que a iniciativa foi apoiada por Donald Trump. Uma decisão acerca de uma eventual condenação do ex-presidente sairá no dia 6 de janeiro. O relatório final sairá na quarta, 21.

Há “evidências suficientes para acusar o [ex-presidente] de ações criminosas relacionadas a seus esforços para anular a eleição”, disse Adam Schiff, representante democrata do 28º distrito congressional da Califórnia e membro da comissão investigativa da Câmara.

Formado em julho de 2021, o Comitê Seleto da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio entrevistou mais de mil pessoas e realizou 10 audiências públicas, e agora espera-se que revele suas descobertas. Os crimes relatados recomendados ao Departamento de Justiça podem incluir insurreição, conspiração para fraudar o governo e obstrução de um processo oficial.

Falando a repórteres sobre as acusações, Zoe Lofgren, representante democrata do 19º distrito congressional da Califórnia disse na sexta-feira que o comitê “teve muito cuidado ao elaborar essas recomendações e associá-las aos fatos que descobrimos”.

De acordo com Schiff, o relatório final do comitê incluirá uma decisão sobre quem deve ser encaminhado ao Departamento de Justiça para processo, bem como qual punição deve ser aplicada aos membros republicanos do Congresso que desafiaram as intimações do comitê.

“Também estaremos considerando qual é o remédio apropriado para os membros do Congresso que ignoraram as intimações do Congresso, bem como as evidências que eram tão pertinentes à nossa investigação”, disse Schiff.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.